quarta-feira, 2 de maio de 2018

Brasil - período colonial 3 – economia 1

A colonização europeia na América (parte 3)
(com exercícios no final da postagem / com respostas depois)

Durante a fase colonial a economia se desenvolveu de forma diferente em cada região. A produção de açúcar em várias áreas litorâneas, a pecuária bovina no interior da região nordeste e da região sul (espalhando-se para outras regiões durante a fase colonial), o extrativismo das drogas do sertão na região Amazônica, a mineração em várias áreas interioranas do Centro Sul, além de outras culturas de alcance econômico que variou ao longo do tempo (tabaco, algodão, arroz, etc.).
Vamos começar explanando um pouco a respeito da produção de açúcar.
I – Agroindústria açucareira
No século XVI, os portugueses desenvolveram no Brasil uma estrutura produtiva inovadora para a época. Havia as plantações de cana de açúcar e a transformação (manufatura) que obtinha o açúcar e a cachaça (aguardente). Por isso a denominação de agroindústria ou de agro manufatura açucareira (empresa açucareira).
(a) Escolha do projeto
Para iniciar devemos expor motivos que fizeram com que os portugueses resolvessem desenvolver um projeto agroindustrial no Brasil. Os principais foram:
- Necessidade de ocupar o litoral do Brasil antes que os concorrentes dominassem.
- Busca de compensação para o declínio da lucratividade do comércio de especiarias do Oriente.
- A falta de descobertas de metais preciosos, em grande quantidade, no Brasil (as grandes ocorrências de ouro foram descobertas apenas no final do século XVII).
Para que a decisão de ocupar o Brasil fosse viável, procuraram um produto de alta rentabilidade e de grande viabilidade para ser a base econômica da colonização.
(b)  Escolha do açúcar
A escolha da produção de açúcar se deve aos seguintes motivos principais:
- Os altos preços do açúcar na Europa em geral.
- Mercado consumidor em expansão (crescente número de consumidores).
- As tentativas de plantar cana de açúcar na Europa conseguiram resultados limitados.
- Resultados animadores da experiência portuguesa de produzir açúcar nas ilhas do Atlântico (São Tomé e Príncipe, Açores e Cabo Verde). Deu aos portugueses o domínio técnico do processo.
- Clima e solo favoráveis ao cultivo de cana de açúcar no Brasil (clima quente e úmido). Além da abundância de terras para as plantações.
(c) Fatores desfavoráveis a serem contornados:
- A falta de mão de obra para a empresa açucareira foi compensada com a reinvenção da escravidão pelos portugueses (escravos índios e negros africanos). A respeito da escravidão no Brasil, faremos um estudo em separado.
- A distância entre o litoral do Brasil e a Europa foi um grande entrave. Por isso só compensaria se a produção fosse em larga escala (produção muito grande). Para resolver isso, a distribuição de imensos latifúndios (sesmarias) foi uma das soluções.
- A falta de disponibilidade de capitais em Portugal (pouca gente com dinheiro suficiente para o investimento na agroindústria açucareira do Brasil). A solução foi a internacionalização dos investimentos. A principal origem dos investimentos financeiros foi Flandres (região dos atuais Países Baixos). Precisaremos fazer um estudo específico da participação dos investimentos de Flandres na agro manufatura açucareira.
(d) Origem da cana de açúcar.
O vegetal foi, originalmente, encontrado no Oriente.
Na Índia era usado o açúcar de cana, para adoçar alimentos, desde a antiguidade.
Há notícias de importação de açúcar pelos gregos e pelos romanos.
Na Baixa Idade Média, quando ocorreu o Renascimento do Comércio, comerciantes árabes compravam açúcar e outras especiarias na Índia e revendiam para os italianos. Os comerciantes italianos revendiam o açúcar pelo restante da Europa.
As primeiras tentativas de produção de açúcar na Europa aconteceram no final da Idade Média. O clima e o tipo de solo não favoreciam ao desenvolvimento do vegetal oriental.
Os melhores resultados conseguidos pelos europeus com as plantações de cana de açúcar aconteceram na ilha de Chipre, na ilha da Sicília (Itália) e na Andaluzia (Espanha). Os resultados medíocres só mantiveram a produção devido ao altíssimo valor do açúcar na época.
A produção de açúcar pelos portugueses, primeiro nas ilhas do Atlântico, depois no Brasil, obteve resultados muito melhores. Por isso a produção de açúcar na Europa foi abandonada.
(e) Regiões açucareiras no Brasil:
- A produção concentrou-se em áreas próximas ao litoral, por ser mais fácil exportar para a Europa.
- Inicialmente as capitanias de Pernambuco e de São Vicente foram as que melhor desenvolveram a economia açucareira. Porém, ao longo do tempo, a produção no Maranhão. Recôncavo Baiano, Espírito Santo e Rio de Janeiro, também ganharam importância.
OBS – A estrutura de produção desenvolvida pelos portugueses serviu de modelo para outras metrópoles colonizadoras da América. Essa estrutura ficou conhecida como PLANTATION (aportuguesando fica PLANTAGEM).
PLANTATION = MONOCULTURA + LATIFÚNDIO + MERCADO EXTERNO.
Podemos explicar essa equação como a plantation sendo o resultado do uso da monocultura (apenas um produto sendo plantado), as plantações são feitas em latifúndios (imensas propriedades rurais), a maior parte da produção era comercializada no mercado externo (fora do Brasil/exportada).

Exercícios





1) Sobre a economia colonial, responda:
(A) Qual era a característica comum às regiões onde surgiram as cidades de Olinda, Rio de Janeiro e São Vicente?
R:_________________________________________________________________________________
(B) Qual foi a atividade econômica que possibilitou a ocupação do interior da região Nordeste?
R:_________________________________________________________________________________
(C) Indique a atividade econômica responsável pela ampliação do território do Brasil em direção ao Sul?
R:_________________________________________________________________________________
(D) Diga qual foi a atividade econômica básica para a expansão do território na região Amazônica.
R:_________________________________________________________________________________


2) Descreva o percurso da cultura açucareira, para produção de açúcar, até chegar ao Brasil.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Faça uma lista das principais áreas produtoras de açúcar no Brasil, na época colonial.
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




RESPOSTAS
1
(a) Todas essas regiões se desenvolveram com base na produção de açúcar.
(b) A pecuária bovina foi a base da ocupação do interior do Nordeste Brasileiro.
(c) A atividade econômica responsável pela ampliação territorial em direção ao Sul foi a Pecuária bovina.
(d) A atividade básica para a expansão e ocupação da Amazônia foi o extrativismo vegetal, a produção das chamadas Drogas do Sertão (guaraná, castanha do pará, baunilha, cacau, canela, etc.).
2 – O vegetal conhecido como cana-de-açúcar tem origem no extremo oriente, foi muito cultivado na Índia desde a antiguidade, chegou às margens do Mar Mediterrâneo através dos mercadores árabes. Os comerciantes italianos começaram as tentativas de cultivar o vegetal em ilhas do Mar Mediterrâneo (Chipre e Sicília). A cana-de-açúcar foi cultivada também na Andaluzia (sul da Espanha). Mas, a produtividade passou a ser melhor quando os portugueses experimentaram a produção de açúcar de cana nas ilhas do Atlântico (São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Açores). Depois da experiencia nas ilhas do Atlântico os portugueses transferiram a produção para o Brasil.
3 – Zona da Mata nordestina (litoral Leste); Recôncavo Baiano; Ilhéus (atual sul da Bahia); Espírito Santo; Rio de Janeiro, São Vicente (atual estado de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário