quinta-feira, 10 de maio de 2018

Brasil - período colonial 4 – economia 2


Informações Complementares 
(exercícios após o final da postagem)
(a) Engenho colonial 
 - Era o latifúndio produtor de açúcar.
- Um engenho completo tinha Casa Grande, Senzala, Capela, Engenho (parte industrial), oficinas, outras construções menores, plantações e criações para subsistência, além das plantações de cana de açúcar (atividade principal).
- Havia também as fazendas obrigadas (que não possuíam engenho e pagavam para processar a cana de açúcar que produziam) e os meeiros (que plantavam em áreas desocupadas das propriedades de um senhor mais importante – pagavam com a metade da produção realizada).
(b) Mão de obra
- A produção em larga escala exigia mão de obra numerosa.
- Não havia disponibilidade de mão de obra em Portugal.
- A escravização dos nativos foi insuficiente devido a baixa densidade demográfica da população indígena encontrada no Brasil.
- A ideia de apresentar os povos africanos como inferiores foi muito bem aceita e justificada por religiosos católicos da época.
- O tráfico de escravos mostrou-se atividade altamente lucrativa para os portugueses.
- Os africanos eram tratados como animais de carga, não como seres humanos. O transporte era feito em navios negreiros (tumbeiros) e o comércio acontecia em praças e mercados.


Outras atividades econômicas foram desenvolvidas no Brasil, durante a época colonial, além da produção de açúcar de cana.
As principais foram as que estão expostas a seguir.
(a) Pecuária Nordestina.
- Pecuária bovina – originou-se da criação mantida nos engenhos (movimento das moendas e transporte). Devido ao crescimento vegetativo os rebanhos foram levados para o interior e ocorreu a especialização (pecuária – exportação de couro para a Europa).

- desenvolvida no interior do Nordeste (semiárido).
- algumas feiras de gado transformaram-se em cidades (poucas cidades).
- criação de gado bovino – criação itinerante (o rebanho circulava por um itinerário amplo na região devido a escassez de água e de pastagens).
 - os vaqueiros eram trabalhadores livres, de qualquer etnia, o pagamento era feito em cabeças de gado.
- havia boas possibilidades de mobilidade social (o vaqueiro tinha chances de ser dono de rebanho).


(b) Pecuária Sulina. 
- criação de gado bovino – mão de obra familiar ou trabalhadores livres.
- Prosperou por encontrar boas pastagens – campos do sul.

(c) Ocupação da Amazônia.


- Extrativismo florestal – Drogas do Sertão (guaraná, castanha do pará, cacau, canela, ervas medicinais, etc.).
- exploração da mão de obra indígena (aculturada nas missões religiosas católicas).
- missões religiosas católicas – jesuítas, franciscanas e outras.
- ocupação militar – o governo português construiu uma rede de 60 fortificações em pontos estratégicos (para impedir a atuação de exploradores dos países concorrentes).   

(d) Atividades econômicas complementares

- Mandioca e arroz (subsistência).
- Algodão - geralmente usado para sacaria (para acondicionar o açúcar a ser exportado), em algumas fases chegou a ser importante item de exportação.

Exercícios

4) Identifique as principais construções de um engenho colonial completo, indicando as suas funções sociais, administrativas e de produção.
(a)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(b)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(c)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(d)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(e)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(f)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A expansão da colonização portuguesa resultou no desenvolvimento de regiões produtoras de diversos produtos.

2) Qual foi o produto base para a ocupação da Amazônia pelos colonizadores portugueses?  ____________________________________________________________________________________

3) Aponte a região produtora colonial baseada no uso da mão de obra escrava? ____________________________________________________________________________________
4) Indique a região produtora, na época colonial, onde a mão de obra era basicamente indígena? ____________________________________________________________________________________
5) Apresente a região produtora e a modalidade econômica que usava a mão de obra era livre, cujos trabalhadores tinham possibilidades de mobilidade social? ____________________________________________________________________________________
6) Explique o motivo da diferença de qualidade entre os rebanhos bovinos do Nordeste e do Sul? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Que país, concorrente de Portugal, perdeu terras devido a expansão da ocupação de regiões a oeste e ao sul? ____________________________________________________________________________________



RESPOSTAS
1
 (a)  Casa grande – moradia do senhor de engenho (latifundiário), sua família e agregados. Funcionava como centro de decisões políticas e administrativas.
 (b) Senzala – alojamento dos trabalhadores que estavam na condição de escravos.
 (c) Capela – Local onde ocorriam os ofícios religiosos e centro de acontecimentos sociais.
 (d) Engenho (propriamente dito) – era a parte que dava nome ao todo. Transformava a matéria prima, cana-de-açúcar, em açúcar mascavo. Era formada pela moenda e pela casa-de-purgar (onde ficava a caldeira).
 (e) Outras construções – habitações de libertos, habitações de alguns escravos que tinham privilégios, oficinas e estábulo.
 (f) Plantações – principalmente canaviais.
2Drogas do Sertão – denominação genérica para diversos produtos do extrativismo florestal da Amazônia: guaraná, cacau, castanha do pará, canela, baunilha, etc.
3 – A região produtora escravista era a açucareira, que estava concentrada em territórios próximos ao litoral. Estendia-se do Nordeste a São Vicente.
4 – A exploração da mão de obra indígena foi mais intensa na Amazônia, com o extrativismo das drogas do sertão.
5 – A região produtora que usava basicamente mão de obra livre era a pecuarista no Nordeste e no Sul, com possibilidades de ascensão social.
6 – A vegetação natural no sertão nordestino, a caatinga, não é muito apropriada a alimentação do rebanho bovino. Ao contrário, os Campos do Sul têm vegetação gramínea abundante, o que facilitou a criação de gado de boa qualidade.
7 – A Espanha seria a controladora dessas regiões se o Tratado de Tordesilhas fosse mantido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário