segunda-feira, 4 de abril de 2016

Humanidade

      Todos os seres humanos têm a mesma origem. Por isso dizemos que a humanidade é composta por diversas etnias, que produziram múltiplas culturas, que se diferenciaram, se distanciaram e trocaram influências.
      A origem distante está na África, em período bastante recuado em relação à atualidade.

      A História estuda a humanidade ao longo do tempo. Portanto, para fases anteriores à existência da humanidade, devemos recorrer a outras ciências.

P.S. - Em nossos estudos vamos restringir as nossas observações e análises às ideias academicamente aceitas.

      Os seres humanos sempre tentaram racionalizar o que está a sua volta. Muita gente imagina, por isso, que sejamos extraordinários, grandiosos, quase deuses. Temos que relativizar isso.
      Em alguns aspectos, sim, somos poderosos devido a nossa capacidade de criar soluções. Mas como podemos nos comparar à grandiosidade do planeta em que vivemos? Como comparar o planeta Terra aos ouros astros celestes? Ao fazermos isso percebemos que somos muito, muito pequenos.

      Vamos escapar um pouco do estudo da história e pedir ajuda à Astronomia. Assista ao vídeo que compara as grandezas do universo, o mesmo a que assistimos durante a nossa primeira aula (turma IN106).




      Observe também a projeção de estudos a respeito das distâncias e a grandeza do universo, conhecido ou imaginado pelos astrônomos, nesse outro vídeo (a que também assistimos na primeira aula da turma IN106).

 


      Agora podemos retornar ao estudo da História.


      Por um longo tempo os historiadores mostravam uma divisão da história em Pré-História (antes da invenção da escrita) e Tempos Históricos (com o uso da escrita).
Essa ideia está em desuso, mas ainda tem serventia para algumas observações. Por exemplo, a tradição divide a Pré-História em dois períodos: Paleolítico e Neolítico. O período denominado "Paleolítico" mostraria o ser humano desenvolvendo artefatos (ferramentas, armas e utensílios) bastante grosseiros e se alimentando através da coleta, caça e pesca. No Neolítico os artefatos ganhariam crescente refinamento e a alimentação passaria a resultar da pecuária e da agricultura predominantemente.

      Há pelo menos 300 mil anos devem ter vivido grupos de seres que tinham características predominantes de humanos e são considerados homo sapiens (nessa época teria começado o Paleolítico). De acordo com a maioria dos estudos mais recentes, algumas populações bastante semelhantes aos humanos atuais circulavam pelo mundo há 70 mil anos: chamados homo sapiens sapiens.
      Vamos nos lembrar de algumas informações importantes conseguidas com os geólogos e  biólogos. O planeta Terra começou a ser formado há pouco mais de 4 500 000 000 de anos (4,5 bilhões). Os primeiros microorganismos só apareceram há 3,5 bilhões de anos. Os dinossauros surgiram há 230 milhões de anos e dominaram o planeta por 135 milhões de anos.
      Pensando nisso, percebemos como a humanidade é recente no planeta.

      Retornando à História, precisamos pensar que os humanos só começaram a viver em cidades há cerca de 15 mil anos. Quanto a isso, vale rever a apresentação em Power Point que usamos na primeira aula (turma IN106).

 

        Os slides apresentados deixaram de lado sociedades que desenvolveram coisas marcantes para a humanidade. Desculpem o vosso professor por essas omissões. A intenção era apenas mostrar que foram várias as sociedades humanas que se destacaram e deixaram heranças que nos permitiram o avanço que experimentamos hoje. 
      Vamos usar, para esse ano, as heranças romanas, desenvolvidas durante a fase dos Tempos Históricos conhecida como "Antiguidade", como base. Talvez devêssemos dizer que é o nosso ponto de partida.

      Claro que não podemos esquecer que estudar a humanidade ao longo do tempo é também lembrar da multiplicidade de tempos históricos. Se observarmos a atualidade, simultaneamente aos maiores avanços técnicos a que estamos acostumados, há populações que ainda se mantém culturalmente no Paleolítico. Temos bons exemplos desse caso em grupos indígenas encontrados na Amazônia.

      Em alguns momentos essas disparidades culturais podem causar choques entre sociedades diferentes. Foi o caso das migrações que aconteceram a partir da fase final do poderosíssimo Império Romano: germanos, eslavos e magiares (hunos).
      Vamos esperar um pouco. Veremos maiores informações a esse respeito na próxima postagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário