sexta-feira, 15 de abril de 2016

Exercícios de Aula


– Capítulo 8 – Apogeu do Feudalismo

1) Explique o significado das três ordens no modelo construído no período medieval europeu.

R: Era chamada de “sociedade de ordens”. Sua composição era hierarquizada (em níveis diferentes de importância):

1ª ordem – os que rezam (sacerdotes da Igreja Católica).

2ª ordem – os que lutam (guerreiros).

3ª ordem – os que trabalham (camponeses e trabalhadores em geral).

Obs – Mais tarde essa divisão deu origem a divisão da sociedade em três “Estados”: Primeiro Estado (clero católico), Segundo Estado (nobreza) e Terceiro Estado (povo – trabalhadores rurais, urbanos e burguesia).

2) As cruzadas foram exclusivamente motivadas por razões religiosas? Justifique.

R: A motivação religiosa estava nas dificuldades que os turcos seldjúcidas (povo muçulmanos que haviam conquistado Jerusalém aos árabes) para as peregrinações dos católicos aos locais sagrados. A motivação política era a necessidade de apoio militar dos católicos do Ocidente ao Império Bizantino para barrar o avanço dos turcos seldjúcidas (além do desejo do Papa de ampliar sua liderança e unificar o catolicismo romano ao catolicismo ortodoxo).

   Encontramos o terceiro motivo, não diretamente expresso no texto do nosso livro: ao prometer indulgência (perdão aos pecados) o Papa também incentivava a conquista militar das terras do Oriente para distribuição de feudos (era grave a falta de terras na Europa).

3) O que é heresia? Exemplifique uma heresia medieval e explique a sua doutrina.

R: Heresia é a ideia ou prática religiosa contrária aos dogmas do catolicismo. Desejavam alterações nos sacramentos, nos mandamentos ou questionavam ao poder e autoridade dos altos cargos na Igreja Católica (inclusive com relação ao Papa).

 Exemplos de heresias medievais:

- Valdenses – viviam em “voto de pobreza” e não aceitavam a hierarquia católica (tinham seus próprios bispos).

- Catarismo – desprezava o mundo material (riqueza). Queriam transformar a realidade para estabelecer a comunhão com Deus (vida moral irrepreensível). Eram vegetarianos e não aceitavam as relações sexuais (diziam provocar a escravidão do corpo).

4) Qual é a relação entre as Cruzadas e o crescimento comercial de cidades como Gênova, a partir do século XI ?

R: Está relacionado à expansão da cidade de Gênova, a exemplo da cidade de Veneza, no comércio do mar Mediterrâneo, principalmente de especiarias do Oriente.

5) Por que as ordens mendicantes foram um novo modelo para as ordens religiosas?

R: A interpretação literal dos Evangelhos inspirou seguidores a acreditarem no voto de pobreza e no trabalho. Outras ordens religiosas católicas surgiram já com a determinação de seguir os princípios de que deveriam viver de esmolas e doações. Dessa forma propunham purificar o cristianismo e evangelizar os povos.

 6) Identifique três modificações produzidas pelo Renascimento Urbano na sociedade feudal europeia.

R: A produção agrícola foi estimulada (aumentou) devido as melhorias técnicas. O aumento da população multiplicou a oferta de mão de obra (parte dela empregada no comércio e na produção artesanal). As novas áreas urbanas abrigaram mercadores e artesãos (origem de uma nova classe social: a burguesia).

Obs – O crescimento do comércio deu origem as grandes feiras e das corporações de ofício (associações de artesãos por especialidade) e as guildas ou hansas (associações de comerciantes em cada cidade ou região).

7) O que diferenciava as corporações de ofícios das guildas comerciais na Idade Média?

R: As corporações de ofícios eram associações de mestres artesãos de cada especialidade, restritas a uma cidade. As guildas (também chamadas de hansas) eram associações de comerciantes de uma cidade ou região.

8) O que caracterizou a filosofia escolástica na Idade Média?

R: Seu criador, Tomás de Aquino, baseava-se nas ideias do sábio grego (da antiguidade) Aristóteles. Defendia o uso da razão para o aperfeiçoamento da fé.

9) Qual foi a principal razão da disputa entre o “Papado” e o Sacro Império Romano-Germânico no século XI ?

R: Foi uma disputa pela liderança católica conhecida como “Querela das Investiduras” (Imperador e Papa queriam o direito exclusivo de nomear os bispos e ter deles obediência).

10) O que houve em comum entre as Cruzadas para o Oriente e a reconquista cristã na Península Ibérica?

R: Os dois processos foram impulsionados pela falta de terras na Europa e a necessidade da nobreza de conseguir novos territórios feudais.

 

Extra: no livro de outra edição há uma pergunta que não aparece no livro versão que usamos em aula. Acho que pode ser útil para ser usado em um momento de estudo, por isso acrescentei aqui.

 - Relacione a criação das universidades com o progressivo fortalecimento das monarquias feudais.

R: O crescimento do comércio aumentou a arrecadação de impostos. Esses recursos acumulados nas mãos dos reis possibilitaram a unificação da moeda, das leis e o controle sobre a nobreza. Para viabilizar legalmente esse processo foi importante a criação do código canônico pelo Papa e a formação de juristas nas universidades deu apoio ao rei coma criação de regras gerais para o reino.

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