sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Exercícios - Colonização Espanhola na América


I – Questões Discursivas

1) O gráfico mostra as flutuações da população das Américas entre meados do século XIII e fins do século XVIII.




(a) Cite um fator que contribuiu para a acentuada queda da população americana a partir do século XVI.



(b) Indique formas usadas para a diminuição forçada daquela população.


2)  Na América, as populações das sociedades indígenas de altas culturas eram quantitativamente numerosas e rigidamente hierarquizadas. (...) A comunidade aldeã trabalhava em regime de servidão coletiva, o que juntamente com outras características, enquadra essas organizações sociais entre as chamadas “sociedades hidráulicas” ou no “modo de produção asiático”, devido as suas semelhanças com as sociedades orientais em que a terra era propriedade do Estado (embora, a terra fosse usada coletivamente pelas comunidades). Nesse contexto, a importância da religião ganhou destaque. Relacionamos também a essa estrutura o notável desenvolvimento técnico e cultural dessas sociedades.

(a) Havia homogeneidade técnica e cultural entre as populações que habitavam a América antes do domínio europeu? Comente a realidade encontrada pelos conquistadores.

(b) Explique a origem da expressão “sociedades hidráulicas” usada no texto.

(c) Comente a relação feita pelo texto entre a estrutura econômico-social das sociedades indígenas de altas culturas e e religião.

(d) Explique a relação entre a estrutura econômico-social e o desenvolvimento técnico e cultural das sociedades de altas culturas das Américas.

3) Pode-se afirmar que a empresa colonial teve como ponto de apoio a atividade mineradora, principalmente no México e no Peru. E mineração foi o destaque econômico na América Espanhola nos séculos XVI e XVII. Durante a segunda metade do século XVII a extração de ouro e de prata entrou em declínio. Esse fato acarretou o enfraquecimento da Espanha e crescimento relativo da importância de outras atividades econômicas coloniais, como a plantation de cana de açúcar e de tabaco, em regiões até então consideradas periféricas (de menor destaque).

(a) Por que os metais preciosos tinham importância tão destacada no contexto da Época Moderna?

(b) Explique a solução encontrada pelos espanhóis para a mão de obra necessária ao trabalho nas minas americanas.

(c) Qual foi a estrutura utilizada para as áreas produtoras de cana de açúcar e de tabaco, na América espanhola?

(d) Sevilha e Cadiz, na Espanha, centralizavam as decisões para a América. Como o trabalho era feito pela Casa de Contratação e pelo Conselho das Índias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário