I -
Observe a gravura, leia o texto e responda
Ao longo do caminho, desde o
desembarque até chegarem a capital do império indÃgena, os espanhóis foram
observados por milhares de guerreiro indÃgenas armados. Não conseguiram
compreender porque não atacavam.
1) Quais eram os
principais impérios indÃgenas na América na época da chegada dos espa-nhóis?
R:
2) Aponte uma motivação
cultural indÃgena que explique a reação descrita.
R:
3) Qual foi a maior
motivação econômica para os espanhóis conquistarem e explorarem os impérios Asteca
e Inca?
R:
4) Quais foram os
comandantes das conquistas espanholas nos maiores impérios indÃgenas da
América?
R:
5) Identifique vantagens
espanholas na conquista dos impérios indÃgenas da América.
R:
6) Aponte formas, usadas
pelos europeus, para a eliminação dos indÃgenas que não sejam militares
R:
7) O que os portugueses
avaliavam do Brasil na época que antecede ao inÃcio da colonização?
R:
8) Os europeus exploravam
pau brasil com ajuda dos indÃgenas.
(a) Qual é a denominação
dessa relação de troca?
R:
(b) Explique o
funcionamento da relação de troca entre portugueses e indÃgenas para obter pau
brasil.
R:
9) O contato dos
portugueses com os nativos encontrados no Brasil algumas realidades importantes.
(a) Qual era o objetivo
português em relação à religião e aos costumes indÃgenas?
R:
(b) Como podemos explicar
a surpresa em relação à cultura e à aparência fÃsica dos Ãndios?
R:
10) Apresente situações
práticas que comprovem que as relações entre portugueses e Ãndios não apontam
para a dita democracia racial.
R:
Verifique o gabarito
com respostas padronizadas
Respostas
1)
O Império Asteca (região do
Planalto Mexicano) e o Império Inca ou Quéchua (região dos Andes, na América
do Sul).
2)
Os nativos confundiram os comandantes das tropas espanholas com um
personagem lendário que eles consideravam ser seu deus civilizador.
3)
As notÃcias de grandes ocorrências de metais preciosos, sobretudo
no México e no Peru.
4)
O comandante espanhol na
conquista do Império Asteca foi Hernán Cortez, enquanto o lÃder da conquista do
Império do Inca foi Francisco Pizarro.
5)
O uso dos cavalos no combate,
desconhecidos pelos indÃgenas, as armas de fogo, armaduras metálicas, espadas e
demais armas de ferro.
6)
As doenças trazidas da Europa, desconhecidas pelos Ãndios; a super-exploração
da mão de obra indÃgena (mineração e plantações); a desorganização econômica e
social das comunidades indÃ-genas.
7)
Avaliavam que o paÃs não apresentava atrativos comerciais; não
mostrava sociedades que produzissem artigos atraentes aos europeus; não mostravam,
de imediato, metais preciosos ou especiarias.
8)
(a)
Essa relação de troca é chamada de “ESCAMBO”.
(b)
O escambo era baseado na troca de produtos de baixo valor na Europa,
mas que eram desconhecidos pelas sociedades indÃgenas (bugigangas como espelhinhos,
canivetes, machadinhas de ferro, facões, contas de vido, adornos coloridos,
etc.) pela extração, feita pelos Ãndios, do pau brasil.
9)
(a)
O objetivo religioso era a catequese
dos nativos (conversão para o catolicismo).
(b)
Resulta do
etnocentrismo europeu (crença em que todos os povos devem seguir aos padrões
culturais e fÃsicos comuns na Europa).
10)
As relações frequentemente eram violentas, com guerras pelo domÃnio
das terras; era comum o emprego do indÃgena como mão de obra escrava; os
nativos eram tratados como inferiores ou como animais selvagens; a cultura,
religião e organização social dos povos indÃgenas não eram reconhecidas pelos
portugueses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário