I -
Observe a gravura, leia o texto e responda
Ao longo do caminho, desde o
desembarque até chegarem a capital do império indígena, os espanhóis foram
observados por milhares de guerreiro indígenas armados. Não conseguiram
compreender porque não atacavam.
1) Quais eram os
principais impérios indígenas na América na época da chegada dos espa-nhóis?
R:
2) Aponte uma motivação
cultural indígena que explique a reação descrita.
R:
3) Qual foi a maior
motivação econômica para os espanhóis conquistarem e explorarem os impérios Asteca
e Inca?
R:
4) Quais foram os
comandantes das conquistas espanholas nos maiores impérios indígenas da
América?
R:
5) Identifique vantagens
espanholas na conquista dos impérios indígenas da América.
R:
6) Aponte formas, usadas
pelos europeus, para a eliminação dos indígenas que não sejam militares
R:
7) O que os portugueses
avaliavam do Brasil na época que antecede ao início da colonização?
R:
8) Os europeus exploravam
pau brasil com ajuda dos indígenas.
(a) Qual é a denominação
dessa relação de troca?
R:
(b) Explique o
funcionamento da relação de troca entre portugueses e indígenas para obter pau
brasil.
R:
9) O contato dos
portugueses com os nativos encontrados no Brasil algumas realidades importantes.
(a) Qual era o objetivo
português em relação à religião e aos costumes indígenas?
R:
(b) Como podemos explicar
a surpresa em relação à cultura e à aparência física dos índios?
R:
10) Apresente situações
práticas que comprovem que as relações entre portugueses e índios não apontam
para a dita democracia racial.
R:
Verifique o gabarito
com respostas padronizadas
Respostas
1)
O Império Asteca (região do
Planalto Mexicano) e o Império Inca ou Quéchua (região dos Andes, na América
do Sul).
2)
Os nativos confundiram os comandantes das tropas espanholas com um
personagem lendário que eles consideravam ser seu deus civilizador.
3)
As notícias de grandes ocorrências de metais preciosos, sobretudo
no México e no Peru.
4)
O comandante espanhol na
conquista do Império Asteca foi Hernán Cortez, enquanto o líder da conquista do
Império do Inca foi Francisco Pizarro.
5)
O uso dos cavalos no combate,
desconhecidos pelos indígenas, as armas de fogo, armaduras metálicas, espadas e
demais armas de ferro.
6)
As doenças trazidas da Europa, desconhecidas pelos índios; a super-exploração
da mão de obra indígena (mineração e plantações); a desorganização econômica e
social das comunidades indí-genas.
7)
Avaliavam que o país não apresentava atrativos comerciais; não
mostrava sociedades que produzissem artigos atraentes aos europeus; não mostravam,
de imediato, metais preciosos ou especiarias.
8)
(a)
Essa relação de troca é chamada de “ESCAMBO”.
(b)
O escambo era baseado na troca de produtos de baixo valor na Europa,
mas que eram desconhecidos pelas sociedades indígenas (bugigangas como espelhinhos,
canivetes, machadinhas de ferro, facões, contas de vido, adornos coloridos,
etc.) pela extração, feita pelos índios, do pau brasil.
9)
(a)
O objetivo religioso era a catequese
dos nativos (conversão para o catolicismo).
(b)
Resulta do
etnocentrismo europeu (crença em que todos os povos devem seguir aos padrões
culturais e físicos comuns na Europa).
10)
As relações frequentemente eram violentas, com guerras pelo domínio
das terras; era comum o emprego do indígena como mão de obra escrava; os
nativos eram tratados como inferiores ou como animais selvagens; a cultura,
religião e organização social dos povos indígenas não eram reconhecidas pelos
portugueses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário