– Capítulo 8 – Apogeu do Feudalismo
1) Explique o significado
das três ordens no modelo construído no período medieval europeu.
R: Era chamada de
“sociedade de ordens”. Sua
composição era hierarquizada (em
níveis diferentes de importância):
1ª
ordem – os que rezam (sacerdotes da Igreja Católica).
2ª
ordem – os que lutam (guerreiros).
3ª
ordem – os que trabalham (camponeses e trabalhadores em
geral).
Obs – Mais tarde essa divisão deu origem a divisão da
sociedade em três “Estados”: Primeiro Estado (clero católico), Segundo Estado (nobreza) e Terceiro Estado (povo – trabalhadores
rurais, urbanos e burguesia).
2) As cruzadas foram
exclusivamente motivadas por razões religiosas? Justifique.
R: A motivação religiosa estava nas
dificuldades que os turcos seldjúcidas (povo muçulmanos que haviam conquistado
Jerusalém aos árabes) para as peregrinações
dos católicos aos locais sagrados. A motivação
política era a necessidade de apoio
militar dos católicos do Ocidente ao Império Bizantino para barrar o avanço
dos turcos seldjúcidas (além do desejo
do Papa de ampliar sua liderança e unificar o catolicismo romano ao
catolicismo ortodoxo).
Encontramos
o terceiro motivo, não diretamente
expresso no texto do nosso livro: ao prometer indulgência (perdão aos pecados) o Papa também incentivava a
conquista militar das terras do
Oriente para distribuição de feudos
(era grave a falta de terras na Europa).
3) O que é heresia?
Exemplifique uma heresia medieval e explique a sua doutrina.
R: Heresia é a ideia ou prática religiosa contrária aos dogmas do catolicismo. Desejavam alterações nos
sacramentos, nos mandamentos ou questionavam ao poder e autoridade dos altos
cargos na Igreja Católica (inclusive com relação ao Papa).
Exemplos de heresias
medievais:
- Valdenses – viviam em
“voto de pobreza” e não aceitavam a hierarquia católica (tinham seus
próprios bispos).
- Catarismo – desprezava
o mundo material (riqueza). Queriam transformar a realidade para estabelecer a
comunhão com Deus (vida moral irrepreensível). Eram vegetarianos e não
aceitavam as relações sexuais (diziam provocar a escravidão do corpo).
4) Qual é a relação entre as
Cruzadas e o crescimento comercial de cidades como Gênova, a partir do século
XI ?
R: Está relacionado à expansão
da cidade de Gênova, a exemplo da
cidade de Veneza, no comércio do mar Mediterrâneo,
principalmente de especiarias do
Oriente.
5) Por que as ordens mendicantes
foram um novo modelo para as ordens religiosas?
R: A interpretação literal dos Evangelhos inspirou seguidores a
acreditarem no voto de pobreza e no trabalho. Outras ordens religiosas
católicas surgiram já com a determinação de seguir os princípios de que
deveriam viver de esmolas e doações. Dessa forma propunham purificar o
cristianismo e evangelizar os povos.
R: A
produção agrícola foi estimulada (aumentou) devido as melhorias técnicas. O
aumento da população multiplicou a oferta de mão de obra (parte dela empregada
no comércio e na produção artesanal). As novas áreas urbanas abrigaram
mercadores e artesãos (origem de uma nova classe social: a burguesia).
Obs –
O crescimento do comércio deu origem as grandes feiras e das corporações de
ofício (associações de artesãos por especialidade) e as guildas ou hansas (associações de comerciantes em cada cidade ou região).
7) O que diferenciava as corporações
de ofícios das guildas comerciais na Idade Média?
R: As corporações de ofícios
eram associações de mestres artesãos
de cada especialidade, restritas a uma cidade. As guildas (também chamadas de hansas)
eram associações de comerciantes de
uma cidade ou região.
8) O que caracterizou a
filosofia escolástica na Idade Média?
R: Seu criador, Tomás de Aquino,
baseava-se nas ideias do sábio grego (da antiguidade) Aristóteles. Defendia o
uso da razão para o aperfeiçoamento da fé.
9) Qual foi a principal
razão da disputa entre o “Papado” e o Sacro Império Romano-Germânico no século
XI ?
R: Foi
uma disputa pela liderança católica conhecida como “Querela das Investiduras” (Imperador
e Papa queriam o direito exclusivo
de nomear os bispos e ter deles obediência).
10) O que houve em comum
entre as Cruzadas para o Oriente e a reconquista cristã na Península Ibérica?
R: Os dois processos foram impulsionados pela falta de terras na Europa e a necessidade da nobreza de conseguir novos territórios
feudais.
Extra: no livro de outra edição
há uma pergunta que não aparece no livro versão que usamos em aula. Acho que
pode ser útil para ser usado em um momento de estudo, por isso acrescentei
aqui.
- Relacione a criação das universidades com o
progressivo fortalecimento das monarquias feudais.
R: O crescimento do comércio aumentou a arrecadação de impostos. Esses recursos
acumulados nas mãos dos reis possibilitaram a unificação da moeda, das
leis e o controle sobre a nobreza.
Para viabilizar legalmente esse processo foi importante a criação do código canônico pelo Papa e a formação de juristas nas universidades deu apoio ao rei coma
criação de regras gerais para o reino.
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