O Dia da
Consciência Negra é comemorado na data da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de
novembro. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o
Quilombo dos Palmares. A data foi incluída no calendário escolar
nacional em 2003 e em 2011 a Lei 12.519 instituiu
oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Anteriormente, o
dia 13 de maio era usado como símbolo da valorização dos afrodescendentes
brasileiros, por ser a data da promulgação da Lei Áurea (que extinguiu a
escravidão em 1888), pela princesa Isabel (filha do imperador D. Pedro II, que
foi regente enquanto seu pai estava viajando pelo exterior).
Assista ao vídeo com um
depoimento do geógrafo e eminente pensador, Milton Santos, a respeito desta
comemoração.
Exercícios
Respostas após o final
1) Durante a maior parte do período correspondente ao Segundo
Reinado a estrutura econômica latifundiária e agroexportadora manteve-se
vinculada ao trabalho escravo.
(a) Comente o interesse inglês pelo fim do tráfico de escravos.
(b) Explique as principais consequências da Lei Tarifária Alves
Branco (1844).
(c) O que foi a Bill Aberdeen (1845) e quais foram as
consequências para o Brasil?
(d) Quais foram os objetivos e consequências da Lei Eusébio de
Queirós (1850)?
2) Para o
Brasil vieram, durante o século XIX, imigrantes portugueses, espanhóis,
italianos e alemães em grande número. A modernização causada pela revolução
industrial, em alguns casos, liberava grande contingente de mão de obra. Em
outros casos a causa era a crise econômica ou as guerras. Todos sonhavam com
terras ou empregos no novo país.
(a) Quais
foram as regras básicas da Lei de Terra, criada durante o Segundo Reinado? Como
influiu na ocupação dos espaços geográficos disponíveis no Brasil?
(b) Para quais
regiões e atividades os imigrantes foram direcionados, após chegarem ao Brasil?
(c) Quais eram
as características dos sistemas de parceria e de colonato?
3) A
transição da mão de obra escrava para a mão de obra livre aconteceu de forma
lenta e sob o controle do Estado.
(a) Comente os
objetivos das leis abolicionistas de 1871 e 1885, incluindo as consequências
práticas para os negros atingidos por elas.
(b) Quais os
seguimentos sociais participantes da Campanha Abolicionista? Apresente os meios
usados pelos abolicionistas para expressar seus objetivos?
(c) Compare as
comemorações da Lei Áurea (13 de maio de 1888) e do Dia Nacional da Consciência
Negra (morte de Zumbi - 20 de novembro 1695).
Respostas
1)
(a) É comum que seja
apontado o interesse que os escravos se tornassem trabalhadores livres e
assalariados para que passassem a ser consumidores de produtos ingleses. Porém,
há outra motivação mais forte. No processo de dominação de territórios
africanos (neocolonialismo), o objetivo maior era a extração de matérias primas
a serem usadas nas fábricas britânicas. Para que essa extração fosse viável
seria importante a oferta de mão de obra na própria África, o que o tráfico de
escravos atrapalhava.
(b) As taxas
alfandegárias subiram muito, causando encarecimento dos produtos importados.
Embora não fosse o objetivo da criação da lei, ela causou forte protecionismo
alfandegário (proteção da indústria local da concorrência de produtos
estrangeiros). Com isso, ocorreu significativo crescimento da indústria no
Brasil, o que ficou conhecido como Surto Industrial.
Outra consequência da
Tarifa Alves Branco foi a insatisfação do governo britânico. Devido a isso, a
pressão contra o tráfico de escravos tomou a forma da Bill Aberdeen.
(c) Foi uma lei
britânica, votada pelos deputados do Parlamento, que dava à marinha da Grã
Bretanha o direito de aprisionar navios negreiros de qualquer pais, nas águas
do Atlântico Sul.
Para o Brasil, a consequência
foi a inviabilização do tráfico internacional de escravos, devido a grande
quantidade de navios negreiros interceptados pelos ingleses.
(d) O objetivo foi a
proibição do tráfico de escravos entre a África e o Brasil. A consequência foi
o desenvolvimento do tráfico interno de escravos (principalmente entre o
Nordeste e o Centro Sul). Além da aceleração da transição entre o uso de mão de
obra escrava e a mão de obra livre (sobretudo com a ampliação da entrada de
imigrantes europeus no Brasil).
2)
(a) De acordo com a Lei
de Terra, somente teria direito à propriedade da terra quem pagasse por ela.
Mesmo que fosse em territórios desocupados. Como os imigrantes sem recursos não
poderiam facilmente ser proprietários, a expansão da colonização foi limitada a
áreas onde o governo imperial incentivou a colonização. Isso ocorreu
principalmente no Sul. As regiões Norte e Centro Oeste se mantiveram quase
desabitadas.
(b) Os interesses maiores
estavam no interior de São Paulo (cafeicultura do Oeste Paulista), onde havia
forte necessidade de mão de obra e na região Sul, onde o interesse era ocupar
os territórios antes que os países vizinhos manifestassem interesse. Quanto as
atividades, além da agricultura, havia grande parcela de imigrantes que buscava
ocupações urbanas no comércio, na indústria e na prestação de serviços.
(c) No Sistema de
Parceria os fazendeiros custeavam as despesas de viagem do imigrante, o que os
vinculava ao novo patrão. Os trabalhadores imigrantes cuidavam dos cafezais e
dividiam lucros ou prejuízos com o dono da propriedade. Viviam em casas muito
simples, recebiam um pequeno terreno para plantações de subsistência e criação
de animais. Geralmente faziam compras no armazém da fazenda, endividando-se
sempre. Essa situação gerou revoltas de imigrantes no oeste paulista.
No Sistema de Colonato o
transporte dos imigrantes era custeado pelo governo brasileiro. Nas fazendas,
cada família contratada recebia uma parte das terras do latifúndio para
cultivar. A produção realizada por cada família era repartida com o
proprietário da terra.
3)
(a) A lei do Ventre
Livre (1871) concedia liberdade aos filhos nascidos de escravas. Entretanto, a
criação desse liberto acontecia entre os escravos. A partir da idade de 8 anos
o senhor poderia usar a mão de obra do jovem até a sua maioridade. Só então ele
poderia ter a liberdade plena. Na prática, o efeito foi lento e limitado.
A Lei do Sexagenário (1885)
concedia a liberdade aos escravos com idade superior a 60 anos. Na prática
poucos escravos chegavam a essa idade. Se chegassem e ainda tivessem saúde para
exercer algum trabalho, dificilmente conseguiriam a liberdade plena em uma
sociedade que não lhes dava espaço.
Essas leis tinham como
objetivo promover o fim gradual da escravidão, de forma a evitar reações dos
fazendeiros escravocratas.
(b) Os participantes da
Campanha Abolicionista eram principalmente de crescente classe média urbana.
Profissionais liberais (médicos, advogados, professores, jornalistas), funcionários
públicos civis e militares do exército.
Na campanha foram criados
jornais que defendiam o fim da escravidão, foram organizados também comícios e
passeatas. Ocorreram fugas em massa de escravos, que eram organizadas por
sociedades secretas.
(c) A comemoração da Lei
Áurea está relacionada a um benefício concedido pela elite branca para os
negros, ao ser proibida a escravidão no Brasil.
O Dia Nacional da
Consciência Negra comemora a luta dos negros por sua própria libertação. O personagem
Zumbi dos Palmares foi líder de uma luta obstinada contra a escravização dos
negros, sendo o símbolo da comemoração do Dia da Consciência Negra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário