domingo, 14 de maio de 2017

Revolução Americana - Contexto Histórico


I - Antecedentes.

1) Formação das Treze Colônias Inglesas da América do Norte.

(A) Autonomia Política das Colônias:

- Havia Colônias Reais (o governador era nomeado pelo governo da Inglaterra) e Colônias Particulares (o governador era eleito pela população local).

- Meeting House – assembleia legislativa que criava leis locais, composta por deputados eleitos pela população da colônia. Havia um Meeting House em cada uma das Treze Colônias.

(B) Desenvolvimento Cultural.

- Escolas de Primeiras Letras -  grande percentual da população era alfabetizada.

- Jornais – difusão dos jornais escritos, com produção local (circulação de informações).

- Universidades – A elite colonial estudava em Harvard ou em Yale (contatos com ideias iluministas).


(C) Divisão Regional – baseada nas características climáticas.


(C1) Colônias do Norte ou Nova Inglaterra

- região de clima temperado (colonização de povoamento).

- Agricultura de subsistência, predominava a pequena propriedade e a mão de obra livre (servidão por contrato).

- Desenvolvimento de produção manufatureira e de comércio local e internacional (comércio Triangular/formação da classe burguesa local).


(C2) Colônias do Sul

- região de clima subtropical (colonização de exploração).

- Produção de gêneros tropicais direcionados a exportação, predominando os latifúndios (plantation).

- Mão de obra escrava, negra, de origem africana.


OBS- alguns autores destacam as colônias do centro (área de transição climática, onde todas as características, do norte e do sul, ocorriam).

(D) Comércio Triangular  

- Os comerciantes da Nova Inglaterra desenvolveram a indústria naval (construção de navios) e a ligação comercial com as Antilhas, África e Colônias do Sul (veja mapa).
- Os alimentos produzidos na Nova Inglaterra eram fornecidos às Antilhas. Levavam açúcar e melaço das Antilhas para a Nova Inglaterra, onde fabricavam rum. Na África o rum era trocado por escravos. Os escravos eram vendidos, com altíssimo lucro, nas Antilhas e nas Colônias do Sul.
- A burguesia colonial da Nova Inglaterra fazia concorrência com a própria metrópole.


   2) Processo de Independência.

(A) Guerra dos Sete Anos (Inglaterra X França).

- A Guerra dos Sete Anos foi um dos principais conflitos militares ocorridos no século XVIII. Esta guerra envolveu vários reinos europeus entre os anos de 1756 e 1763, sendo que os conflitos também se estenderam para os territórios coloniais na África, Ásia e América do Norte.

Causas principais:
- Disputas pela supremacia colonial (domínio marítimo e comercial) pelas Índias e colônias da América do Norte. Estes conflitos ocorreram, principalmente, entre França e Grã-Bretanha (cada um liderando um grupo de reinos).
- Luta entre o Império Austríaco e o Reino da Prússia para estabelecer o controle sobre a Silésia (região entre a Polônia, Alemanha e República Tcheca).

- Após o conflito, a Grã-Bretanha, embora tenha saído como vencedora, presenciou uma forte crise econômica gerada pelos altos custos da guerra.
(B) Endurecimento do Pacto Colonial.

- Leis Coercitivas Lei do Açúcar, Lei do Chá, Lei do Selo – impõem novas taxas sobre o consumo das mercadorias, controle dos comerciantes da metrópole sobre o comércio destas mercadorias (açúcar e chá), além de obrigar a  pagar por selos para publicar jornais e documentos.

Boston Tea Party

- Boston Tea Party (festa do Chá) – para protestar contra o fechamento as novas regras comerciais, que limitavam a atuação dos comerciantes das Treze Colônias, organizaram a manifestação. Fantasiados de índios, os colonos invadiram os navios ingleses que desembarcariam chá no porto de Boston e jogaram a carga no mar.


- Leis IntoleráveisFechamento do porto de Boston (garantido por tropas britânicas), impedimento de toda e qualquer manifestação pública contra a metrópole, os colonos estavam obrigados a proporcionar alojamento e estadia de soldados britânicos em suas propriedades, entre outras.

- Primeiro Congresso Continental de Filadélfia (1774) – os representantes das Treze Colônias reunidos decidiram enviar um abaixo assinado pedindo a revogação das leis coercitivas.


- Segundo Congresso Continental de Filadélfia (1775) – como o governo Britânico não atendeu às reclamações dos colonos, os representantes das Treze colônias reuniram-se novamente na cidade de Filadélfia. Decidiram organizar tropas para lutar contra a metrópole (George Washington foi escolhido para ser o comandante) e redigir a Declaração de Independência ( o relator foi Thomas Jefferson, mas houve participação de John Adams, Benjamin Franklin, Roger Sherman, Robert R. Livingston.



Obs – A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América foi assinada pelos representantes das Treze Colônias no dia 4 de julho de 1776 (data usada para a comemoração da independência dos EUA).  O texto seguiu as principais ideias defendidas por John Locke e pelos filósofos iluministas franceses.


3) Conflito militar.


- Guerras de Independência – A primeira fase do conflito mostrou as tropas rebeldes em grande desvantagem devido a precariedade de armamentos e de treinamento. Quando os colonos receberam ajuda dos adversários da Inglaterra (França, Espanha, Holanda e Rússia), o conflito passou a se mostrar favorável aos colonos.


SUGESTÃO – Assista o filme completo: “Revolução”, direção de Hugh Hudson, com Al Pacino fazendo o papel principal (excelente filme e com ótima ambientação da época). Use o link -  https://youtu.be/Pv9BVKvwGzU
- Promulgação da Constituição dos Estados Unidos da América – 1787 (usou ideias de John Locke e dos iluministas) – Forma republicana de governo com eleições, mandato temporário dos governantes, eleições, o poder do Estado dividido em Legislativo, Executivo e Judiciário, entre outras características (primeira colônia do continente americano a conquistar a independência e primeiro país do mundo que adotou as ideias iluministas como base da organização do Estado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário